A Caaporã promoveu em 9/12 um evento paralelo na COP28 em Dubai visando apresentar e discutir inovações no campo da pecuária de baixo carbono no Brasil. O evento foi mediado pelo Luis Fernando Laranja, Fundador e CEO da Caaporã, e realizado em parceria com o Imaflora, CIAT, Fundo Vale e Ecosecurities.
Nessa oportunidade, Laurent Micol, da Caaporã, e Ciniro Costa, do CIAT, apresentaram um estudo inédito sobre “Por que e como dar escala à produção de carne bovina de baixas emissões no Brasil, e o papel dos mercados de carbono”.
Renata Potenza, do Imaflora, apresentou uma nova metodologia para geração de créditos de carbono na pecuária, atualmente em desenvolvimento junto ao padrão VCS.
Gustavo Luiz, do Fundo Vale, manifestou o compromisso de continuar investindo na expansão das atividades de pecuária em sistemas silvopastoris, no âmbito de sua meta florestal Vale. E Pablo Fernandez, da Ecosecurities, compartilhou seu otimismo sobre as perspectivas dos mercados de carbono e a importância que a nova metodologia poderá ter para a acelerar a transição da pecuária brasileira para práticas de baixas emissões.
Confira o estudo neste link: disponível neste link: https://hdl.handle.net/10568/132563 (documento em inglês)