Inovação na prática: primeiros resultados com novas variedades de forrageiras tropicais

É uma satisfação compartilhar que a Caaporã Agrosilvipastoril está desenvolvendo uma parceria com a Papalotla Brasil, reforçando nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade na pecuária.

Desde o último ano, passamos a utilizar as variedades Camello e Cayman nas nossas fazendas no norte do Tocantins, situadas em zonas do bioma Cerrado e na transição para o bioma Amazônico. Implementamos essas sementes em nossos sistemas silvopastoris, e os resultados têm sido positivos, como destaca Filipe Bicalho, nosso diretor de operações:

“Plantamos as sementes no último ano (2024), e a germinação e crescimento foram muito satisfatórios, proporcionando uma boa cobertura do solo. Trabalhamos com uma carga animal alta durante o período da seca, e a forrageira suportou bem, além de apresentar um ótimo resultado.”

A variedade Camello, uma Brachiaria híbrida conhecida por ser a mais precoce do mercado, se destaca por sua alta tolerância à seca. Suas características incluem a possibilidade de primeiro pastejo em menos tempo, maior produção de raízes em profundidade que aumenta o aporte de carbono e melhora o perfil estrutural do solo, mantendo a digestibilidade mesmo na seca e suportando maior capacidade de carga animal.

Por outro lado, a variedade Cayman é a primeira brachiaria híbrida tolerante a solos encharcados, adaptando-se superbamente a áreas com tendência à saturação por água. Com excelente qualidade forrageira, alta palatabilidade e digestibilidade, o Cayman também possui um hábito de crescimento estolonífero e decumbente, o que proporciona maior cobertura do solo e uma alta taxa de emissão de estolões após o primeiro pastejo.

Esta colaboração é um passo importante na nossa missão de liderar modelos de pecuária de baixo carbono, utilizando tecnologias avançadas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Juntos, estamos moldando o futuro da agricultura sustentável!

Rolar para cima